2 Via Boleto IPVA 2019 SP: Consulta, Detran SP e Pagamento

A 2 via boleto IPVA 2019 SP é uma forma de não se prejudicar judicialmente e financeiramente com o imposto. Caso tenha perdido a guia, com a 2 via boleto IPVA 2019 SP o contribuinte pode pagar o tributo normalmente. O processo é feito via internet, de forma gratuita.

2 Via Boleto IPVA 2019 SP

2 Via Boleto IPVA 2019 SP

Sobre o IPVA SP 2019

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é válido em todo o território nacional. Este tributo incide sobre todos os veículos que circulam no país.

São contribuintes do imposto aqueles que possuem em seu nome um desses automóveis, por exemplo: moto, carro, ônibus, van, caminhão e carreta. O IPVA é anual, e obrigatório.

Com o IPVA SP 2019 são distribuídos milhares de guias para pagamento, já que o estado é um dos mais populosos do Brasil. E por consequência possui um grande número de proprietários de veículos.

Do valor arrecadado, 40% é destinado ao Estado, 40% para o município que o veículo foi emplacado e 20% para um fundo de investimento na educação e profissionais da área.

Diferente do que pensam, a verba não beneficia somente os setores de trânsito e mobilidade urbana.

A Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) é o órgão responsável por gerenciar o tributo. Cuidando da sua distribuição, formas de pagamento, e base de cálculo.


Valor IPVA SP 2019

Diferente de outros impostos sobre os veículos, o valor IPVA SP 2019 não é único para todos os automóveis. Mas, se difere conforme o segmento e valor venal do mesmo.

Há uma base de cálculo válida em todo o país. O valor venal do veículo, definido conforme tabela FIPE que considera: ano, marca e modelo. Deve ser multiplicado por uma alíquota estabelecida pela SEFAZ.

O resultado gera o quanto o contribuinte deve pagar de imposto. Os dois fatores que se multiplicam podem sofrer reajuste anual, conforme inflação. As alíquotas do IPVA SP, por exemplo, valem atualmente:

  • Veículos movidos a gasolina e biocombustíveis: 4%;
  • Veículos que utilizam somente álcool, eletricidade ou gás: 3%;
  • Picapes cabine dupla: 4%;
  • Ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares: 2%;
  • Caminhões: 1,%.

Para calcular o IPVA de um carro que vale R$40.000, por exemplo. O cálculo deve ser:

  • 40.000 x 4%= R$1.600.

Pagamento IPVA SP 2019

O pagamento IPVA SP 2019 é pago no início do ano. O proprietário deve comparecer até um banco autorizado com o número do RENAVAM e placa do veículo, para fazer a contribuição.

No caso de veículos novos, em que este será o primeiro ano de contribuição, a guia para pagamento deve ser emitida no site da SEFAZ.

São oferecidas duas formas para que quitar o imposto:

  • Á vista em janeiro: 3% de desconto;
  • Parcelado: de janeiro a março, sem desconto.

Verifique na tabela de vencimento o período de pagamento conforme o último número da placa do veículo.


2 Via IPVA SP 2019

A emissão da 2 via IPVA 2019, pode ser feita no site da SEFAZ. O portal permite que o contribuinte realize a consulta IPVA SP 2019, e depois imprima o boleto.

O processo é gratuito e pode ser feito de qualquer aparelho com acesso à internet. Veja:

  • Acesse o site da SEFAZ-SP, e no quadro do lado direito da página escolha ‘IPVA’;

  • Agora, clique na opção ‘Consulta de débitos vinculados ao veículo’;

  • Insira as informações solicitadas e selecione ‘Consultar’.

Esse processo de consulta também pode ser feito no site do DETRAN SP. Mas é interessante lembrar que o órgão não é responsável pelo IPVA SP 2019. Consulte clicando aqui.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

2 Via Boleto IPVA 2019 SP: Consulta, Detran SP e Pagamento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *